sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ISRAEL X PALESTINA




Onde estão os terroristas?


Como você agiria se um visitante, em seu lar, resolvesse reivindicar parte de seu domicílio? E se, ele conseguisse “legitimizar” tal reivindicação, tomando posse de parte significativa de sua casa?

Pois essa situação que ocorre com os palestinos, desde quando em 14 de maio de 1948 foi criado o estado de Israel. Essa criação tinha a intenção de criar um local definitivo para os judeus que sempre sofreram perseguições ao longo dos tempos.

Sim, os judeus têm o direito de construírem uma nação, devido as injustiças que foram acometidos pelos grandes impérios desde os primórdios da civilização, mas os palestinos não têm o dever de pagar essa conta sozinhos.

Mas vamos ao que interessa, a paz. Estado de Israel criado e reconhecido pelos países que comandam a cena global, resta aos palestinos tentarem conviver com a ocupação da maneira que lhe causasse menos sofrimento.

Mas se nem os vizinhos, Síria, Iraque, Egito, Jordânia e Líbano aceitaram tal intervenção, tanto que partiram numa ofensiva contra o estado israelense, sendo logicamente derrotados em poucos meses, como se pode cobrar que os palestinos acatem a decisão dos europeus e norteamericanos?

Então nesse clima hostil Israel não encontra outra maneira de se defender, que não seja pela opressão militar, isolando os palestinos em seu território.

Os palestinos numa disputa imensamente desproporcional, fazem de seu próprio corpo a arma mais eficiente gerando ataques suicidas sempre que possíveis.

Mas há de se destacar que nem toda população palestina é a favor da luta radical, muitas mães, irmãos, amantes preferem ter seus entes vivos do que martirizados em nome de Alá. Prova disso é que o Hamas(Movimento de resistência Islâmica e autor de quase todos atentados contra Israel) venceu e disputa política na Palestina de maneira apertada.

Deve vir à sua cabeça a indagação por onde anda a ONU, os EUA? Estes são os potenciais pacificadores em um conflito internacional.

Detalhe, isso não pode ser considerado uma guerra pois os palestinos não têm um exército e nem sequer são um Estado e Israel detém o 5° exército mundial em potencial bélico.

Já chega a 3.000 o número de civis mortos, segundo fontes extraoficiais entre estes inúmeras crianças.

Então, caro leitor, deixo a seu cargo a identificação dos verdadeiros terroristas.

(Bruno Costa)

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, confesso que fico dividida. Dói no fundo da minha alma ver aquelas crianças orfãs, mutiladas, famílias inteiras sendo destruídas. Famílias perdendo o que levaram a vida inteira para construir. Os Estados Unidos são amigos de Israel e já declararam apoio incondicional. A ONU já perdeu sua razão de ser, a meu ver, quando não conseguiu impedir que os USA invadissem o Iraque e sacrificassem tantas vidas inocentes. Difícil, muito difícil...

Postar um comentário